sábado, 7 de julho de 2012

Como Apagar ... Parte02

Como Apagar Incêndios em Marketing, Publicidade e Negócios - Parte02

“The tiiiiime, is on my siiide...yes it is.
A canção dos Rolling Stones parece a melhor escolha para o que falaremos agora.
Lembram-se do último conselho dado na parte 1 desta crônica? Então...há um incêndio ocorrendo e você deve apagá-lo. Nessa situação, o relógio deve ser visto como um velho amigo. O tempo tem que correr a seu favor.

Ter domínio sobre o que fazemos com o tempo é uma ambição inatingível. Mas podemos dar uma forcinha para que tudo ocorra bem.

Estou aqui com um trabalho dificílimo e preciso resolvê-lo para ontem. Para já. Pior: nem faço ideia de por onde começar. O primeiro recurso que utilizo é o mais óbvio de todos: traço uma lista de tudo aquilo que preciso terminar em determinado prazo, começando por ordem de prioridade. Tenho que ter, claro, critérios para se estabelecer esta prioridade. Nem sempre o que está mais atrasado é prioritário.

Um cliente que paga melhor obviamente levará vantagem. Mas a real importância deste prazo também tem que ser analisada. Às vezes este cliente mais generoso lhe cobra uma campanha que demorará um mês para sair na mídia de fato, ao passo que o menor cliente está com a deadline da revista estourada. Vários critérios devem ser analisados.

A lista está feita, então eu começo a ponderar sobre cada item e ver:
1 – O que posso eliminar em poucos minutos.
2 – O que posso delegar.
3 – O que poderei renegociar prazo se for cobrado.
4 – O que inevitavelmente terá que esperar.
5 – O que não farei. Sim, sempre temo que não vale a pena fazer.

Feita a lista, começo pelo item 2, selecionando e delegando tudo que posso. Essa é a forma de permitir que o trabalho não esteja completamente parado esperando sua vez. Alguém já está adiantando algo.

Ao contrário do que se possa pensar, eu não devo sair como um louco atrás do incêndio, ou outros fogaréus virão atrás de mim. Estamos falando de negócios, não posso simplesmente abdicar de outras fontes de receita e priorizar apenas uma. Não importa o motivo. Mas eu TENHO que redigir uma campanha de incentivo para ainda hoje e não há muito tempo para pensar...

         Após delegar, devo eliminar tudo que posso fazer rapidamente. Tirar da frente, como dizem. Isso tudo é muito importante, estar organizado com os compromissos é de real importância para se sobreviver no mercado.


Como trabalho com publicidade e marketing, inevitavelmente cito exemplos desta área. Mas você pode ser um contador, um engenheiro, um arquiteto...não importa, as profissões mudam, mas os incêndios não escolhem mercados. Eles fazem parte do dia a dia de todos nós.

Então é hora da solidão. Todo processo de criação começa solitário, seja criando uma planilha, pesquisando arquivos ou encarando uma tela em branco.
        
         Encosto minha cabeça confortavelmente na cadeira, um café quente já está em mãos, sou capaz de ouvir os passos no corredor lá fora. Ao longe ouço uma freada de automóvel, sem perceber solto o calcanhar dos sapatos...estou bem, me sinto muito bem. Fecho o Outlook...e começo!

Fim da Parte 2 - (aguarde...conteúdo em constante criação)

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Como Apagar ... Parte01

Como Apagar Incêndios em Marketing, Publicidade e Negócios - Parte 01


Introdução   
           
Não consigo tirar os olhos do relógio.

Ao meu lado, um senhor transpira tensão, ofegante, ansioso. Salas de recepção são sempre nervosas, as pessoas estão ali esperando uma proposta aprovada, um emprego, uma oportunidade de colocar a cara à tapa. Eu só aguardo. Não há razão pra nervosismo, estou fazendo aquilo que sei.

         Abro um caderno e começo a fazer um check list das pendências. Tenho que estar em sintonia com o cliente.

Quase fico tenso com tantos trabalhos que infelizmente não andaram, mas eu não vim de mãos vazias. Se você trabalha contra o tempo, tem que demonstrar a quem paga seus rendimentos o que fez com o tempo disponível em detalhes e, portanto, estou com três demandas concluídas e alterações em três ou quatro trabalhos que, a princípio, já estavam prontos, mas ficaram indo e vindo com alterações o mês inteiro quase que todos os dias. Tenho muitas horas de empenho comprovadas. Apesar dos obstáculos ao longo do percurso, o bombeiro está cumprindo bem o seu dever.

As coisas são tão corridas que há anos que não levo um único trabalho para mostrar a um prospect. Não levo portólio. Pois é. Quando me chamam, sabem quem eu sou, ou pelo menos, alguma coisa do que fiz. E é aquilo que eles querem. E querem rápido, quase sempre.

         É claro que todos gostam de elaborar um projeto com tranquilidade, discutir ideias e seguir direitinho tudo que ensinam na faculdade (bons tempos!). Mas no mundo real, nem sempre é assim. No mundo real, quem de nós, que atua no mercado, não teve que viabilizar algo do dia para a noite e, detalhe, sem poupar nenhuma etapa do processo criativo e operacional?

         Neste momento, não importam os motivos pelos quais, às vezes, um job tem que ser realizado de maneira instantânea. O que importa é que você tem duas horas para resolver. As vezes, 15 minutos.

Simultaneamente, terá que responder todos os e-mails que chegam, fazer as alterações dos trabalhos que você já tem em mãos e dar atenção aos colegas de equipe. E as alterações que não param de chegar, o telefone que não descansa, o software que trava, a energia elétrica que cai...

         Algumas vezes, alguém poderá lhe pedir uma solução imediata por capricho ou por incompetência própria de não ter conseguido se planejar a tempo. Outras vezes, é uma necessidade imediata e o cliente não tem culpa alguma. Temos que aprender a lidar com isso e culpar menos os clientes.
        
         Algo está pegando fogo, existe um incêndio e alguém tem que apagá-lo.

         A primeira dica que deixo é olhar para o relógio como quem olha para um velho amigo.

         Considero este um bom conselho, porque a partir de agora, os minutos começaram a correr...


Fim da Parte 1

domingo, 1 de julho de 2012

Vamos entrar e tomar uma xícara de café?

Vamos entrar e tomar uma xícara de café?


É, exatos 10 anos depois eu retorno a esta mesma plataforma.
Espero que a maturidade advinda desta década tenha mais força que meu ímpeto de deixar projetos na gaveta.

Demorei um pouco para decidir sobre o que gostaria de postar.

Não gostaria mais de falar sobre arte, design, enfim, não me agrada a ideia de voltar a ter um cantinho para exposição.

Pensei em focar em algo da minha rotina profissional. Mas o quê?
Resolvi então que vou começar com um tema, mas posso fazer interlúdios ao longo do caminho.

Analisando minha carreira, persegui os pontos que fizeram com que muitas empresas me procurassem e voltassem a manter contato comigo ao longo dos anos. Encontrei então algo que pode ser interessante, útil, e que naturalmente eu gostarei de falar.


Como Apagar Incêndios em Marketing, Publicidade e Negócios
Hummm...gostei do título. Sobre isso mesmo que escreverei.
Claro, este será o PRIMEIRO tema. Já tenho outros em mente, mas uma coisa de cada vez.


Importante: isso será alimentado no meu tempo vago, portanto, sejamos gentis com os eventuais erros de português que virão.
Se não estiver bom, posso falar de culinária vegetariana também.
Mas esse tema fica para uma próxima. =)

Tome um cafézinho e não deixe de passar por aqui de vez em quando.